-
Arquitetos: Studioninedots
- Área: 16000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sebastian van Damme
Descrição enviada pela equipe de projeto. Highnote é uma torre residencial em Almere, Países Baixos, e a mais recente adição à linha do horizonte da cidade. Para o projeto, criamos uma característica única: uma base triangular que consiste inteiramente de "salas urbanas". São espaços íntimos, urbanos, internos e externos, que fluem uns para os outros convidando a vagar por entre eles e fomentando a imaginação em sua apropriação.
Ao longo das bordas de todo o terreno, uma colunata contínua contorna a sequência de salas urbanas. Sua aparência é forte, mas abstrata, convidando a interpretação individual dos espaços que a rodeiam. Juntas, as salas urbanas criam a transição gradual da cidade movimentada para os apartamentos privados na torre.
A cidade de Almere tem um número crescente de jovens moradores, mas as residências ainda são limitadas no centro. Sendo assim, o município tem como objetivo tornar o centro mais sustentável, verde e denso. Os pedestres têm prioridade: ao conectar praças e lugares existentes e futuros com suas próprias funções, está surgindo uma nova faixa verde para caminhadas pelo centro da cidade.
Até recentemente, havia um terreno residual ao longo de um dos eixos da cidade até o coração de Almere. O município tinha a ambição de reutilizar o terreno em um desses novos destinos urbanos, mesclando moradias de qualidade para jovens com espaços de estar e funções inesperadas que geram nova vivacidade pública. A forma compacta e triangular do terreno levantou desafios adicionais para esse desejo.
As salas urbanas internas são novos lugares para se encontrar, trabalhar, relaxar e estudar: são espaços projetados para inspirar, incentivando a usá-los conforme o desejo de cada um. Portanto, com caráter, mas o mais versátil possível, as salas urbanas são adaptáveis às necessidades atuais e futuras.
Concebemos a praça no lado oeste para ser transparente e aberta, dando as boas-vindas às pessoas que entram pelo centro da cidade. Essa praça, ou como a chamamos, a Werf, está prevista para se tornar inicialmente o local para instalações de arte e eventos públicos para os moradores e o bairro. Paralelamente, ela funcionará como um ambiente de trabalho ao ar livre para espaços criativos adjacentes. Ao longo da passagem está o Hof - um espaço abrigado e contrastante pelo qual os novos caminhos e mobiliários urbanos se entrelaçam. Essa área traz um jardim verdejante, proporcionando um espaço de tranquilidade e inundado de luz natural em determinados momentos do dia. No topo do volume inferior, voltado para o sul, fica o Dak, um jardim no terraço que oferece aos moradores seu próprio espaço verde de 450m2 para sediar uma festa de aniversário, organizar uma aula esportiva ou apenas fazer uma pausa do agito da cidade. Na base da torre, há uma área cultural interna com espaços de trabalho, aos quais um café e restaurante serão adicionados este ano.
Além desse programa público, a torre acomoda 157 residências, das quais, pela primeira vez em Almere, 67 apartamentos podem ser compartilhados entre dois inquilinos vizinhos. Em sua localização proeminente ao lado da prefeitura, Highnote agora marca a entrada para o coração da cidade.
O volume escalonado e inclinado e a cor característica fazem com que Highnote se destaque na paisagem urbana de Almere, com uma silhueta em constante mudança de todos os ângulos. Optamos por uma fachada monocromática de concreto vermelho suave que parece mudar de cor ao longo do dia e suaviza a grade retangular. Cada volume tem seu próprio ritmo de fachada, reforçando a configuração do prédio.
A fachada é construída com pilares de concreto robustos, com recuos profundos e angulados que criam um jogo de luz e sombra. No nível da rua, a fachada flui suavemente para a colunata mística. Implementamos elementos de fachada pré-fabricados no edifício, permitindo que ele seja construído em um curto prazo e praticamente sem andaimes. A estrutura do Highnote permite que todo o prédio permaneça flexível em sua configuração, agora e no futuro.